segunda-feira, 21 de maio de 2018

Museus em GO

Museu de Arte de Goiânia (MAG)Inaugurado no dia 20 de outubro de 1970, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) funcionou nos seus primeiros tempos na Praça Universitária. Destinado às artes visuais, o MAG foi transferido para o Bosque dos Buritis em 1981. Centenas de obras, de diferentes linguagens artísticas, compõem o seu acervo, formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como: Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina e muitos.
Endereço: Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, S. Oeste.
Tel: 3524-1190.
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e domingos, das 10h às 16h
Entrada franca
                                                              Crédito: Eulices Maria

Museu de Ornitologia José Hidasi
Criado há mais de 40 anos, o local conta com exposição permanente de animais e aves empalhados de várias partes do mundo. José Hidasi, húngaro naturalizado brasileiro, é fundador do museu e pretende transformá-lo em um Instituto de Biodiversidade que levará o seu nome.
Endereço: Av. Pará, S/N Campinas.
Telefone: 3233-5773
Horário: segunda a domingo, das 8h às 18h
Entrada franca

                                                          Foto: Edilson Pelikano

Museu Zoroastro Artiaga
O Museu Zoroastro Artiaga foi o primeiro de Goiânia. Criado em 1946, no governo de Coimbra Bueno,  é localizado na Praça Cívica, e leva o nome do historiador e pesquisador que teve a preocupação de reunir um vasto material relacionado a Goiás e à fundação de Goiânia. Sua exposição permanente contempla aspectos arqueológicos, antropológicos, da cultura material indígena e da minerologia, grande parte coletada pelo historiador e pesquisador. Uma coleção de oratórios, documentos e fotos históricas registra a história de Goiás.
Praça Cívica, Centro
Telefone: 3201-4676.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h
Entrada franca
                         
                                                                    Foto: Eulices Maria
Museu da Imagem e do Som (MIS)
O local possui um amplo acervo de discos, fitas, gravações e filmes. A parte fonográfica tem 40 mil discos, parte doada pela Rádio Brasil Central. O museu traz a história da TV em Goiás a partir de fitas pertencentes à Coleção Brasil Central e passam por processo de restauração e digitalização. Toda a coleção das dez edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) também integra o acervo do museu, criado em 1988.
Endereço:
Centro Cultural Marietta Telles - Praça Cívica, Centro
Telefones: 3201- 4643 e3201-4644
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Entrada franca
                           
                                                                 Foto: Eulices Maria
Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás
Direcionado ao ensino e à pesquisa, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado na Praça Universitária, propõe a discussão sobre a região Centro-Oeste. Imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos permitem a construção da identidade regional. O museu promove seminários, oficinas, cursos e eventos diversos.
Endereço:
Praça Universitária, Setor Universitário. Telefone: 3209-6010
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.
Entrada franca
                                                        Crédito: Eulices Maria
Museu Pedro Ludovico Teixeira
Instalado na antiga casa do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, o museu traz uma decoração típica dos anos 40, em estilo Art Déco. Com móveis originais, amplo quintal e pomar repleto de árvores frutíferas, piscina (agora coberta), muro baixo que dá para a Rua Gercina Borges Teixeira, a casa se mantém intacta, como seu dono a deixou quando morreu em 1979.
Recentemente revitalizada, a biblioteca do museu possui centenas de livros, muitos deles doados pelo ex-governador Mauro Borges Teixeira, filho de Pedro Ludovico. Os documentos foram higienizados, catalogados e acondicionados. Em breve, serão digitalizados. A documentação só é liberada para a consulta de pesquisadores e historiadores.
Endereço:
Rua Gercina Borges Teixeira (Rua 26), Centro.
Telefone: 3201-4678
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca
                      
                                                                 Foto: Eulices Maria
Memorial do Cerrado
Em perfeita integração com a natureza, o museu abriga a estação Ciência São José do Instituto do Trópico Subúmido (ITS-UCG). Além da natureza preservada, a Vila Cenográfica de Santa Luzia, a réplica do Quilombo, a Fazenda Auto-sustentável, a Aldeia Timbira são algumas atrações. As primeiras habitações construídas de pau-a-pique remetem ao quilombo dos calungas. Animais empalhados recriam o habitat natural da fauna do cerrado. O Museu de História Natural apresenta objetos arqueológicos e de pesquisa.
Endereço: Câmpus 2 da UCG - Av.Engler S/N, Setor Jardim Mariliza (próximo ao Parque Ateneu).
Telefone: 3946-1723
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Domingos e feriados, das 8h às 17h com intervalo de 1h para o almoço.